Partida Direta
Na partida direta do motor elétrico trifásico, é possível constatar que o motor terá alimentação direta da fonte geradora trifásica e apenas sofrerá interferência de dispositivos de seccionamento e proteção como contatores, disjuntores e relé térmico.
Os principais desafios desse método de partida são os picos de energia na rede, uma vez que o motor deve superar a inércia inicial, levando ao aumento do consumo, o que pode causar problemas na rede e sobrecarga no sistema. É a partida menos eficiente, resultando num maior consumo, desgaste e custo de manutenção dos dispositivos.
Cabe ressaltar que esse tipo de partida, também é passível de se obter a inversão do sentido da rotação por meio de um arranjo de controle um pouco mais complexo.
Partida Estrela-Triângulo
Neste tipo de partida conseguimos reduzir os picos de corrente de partida do motor. Trata-se de um arranjo para lidar apenas com a partida do motor por meio da alimentação em estrela , sendo que após a partida o motor funcionará em regime na configuração de alimentação em triângulo.
Partida por Chave Compensadora
Esse arranjo foi concebido tendo por base a utilização de um autotransformador, que atuará no momento da partida reduzindo a tensão de alimentação e por consequente a corrente de partida. É um método que não é mais encontrado nas máquinas modernas, mas que ocasionalmente nos deparamos nas visitas a alguns clientes. Era utilizada nos casos em que não era possível a instalação de um esquema de partida estrela-triângulo e para motores potentes, acima de 50 CV.
Partida por Softstarter
Softstarters são dispositivos que por meio de um comando microprocessado para controlar os tiristores, fazendo com que variem a tensão enviada ao estator do motor. Como resultado, é possível aliviar o acionamento dos altos conjugados de aceleração do motor de indução e, simultaneamente, proteger a rede elétrica contra correntes de partida elevadas.
As chaves de partida estática são microprocessadas para acelerar e proteger motores elétricos de indução trifásicos. O ângulo de disparo dos tiristores pode ser ajustado para regular a tensão aplicada ao motor. Ao ajustar corretamente as variáveis, o torque e a corrente são ajustados às necessidades da carga com a menor corrente necessária para acelerar a carga sem alterar a sua frequência de operação. É um dispositivo capaz de controlar a energização do motor no momento da partida, permitindo assim, que o motor tenha a melhor performance possível. E por esta razão o soft starter é comumente utilizado.
Partida por Inversor de Frequência
Comumente chamados de drives de velocidade, drive de frequência ajustável, microdrive, drive AC ou apenas como inversor, eles têm dominado o mercado de automação no tocante ao acionamento de motores elétricos trifásicos.
Basicamente, ele permite o controle da velocidade de um motor elétrico trifásico de modo eletrônico sem partes mecânicas como polias, correias e etc., mais precisamente ele pode alterar a frequência e tensão da alimentação do motor, que por consequência nos permite controlar a velocidade e potência consumida pelo motor.
Tal controle e a utilização de PWM (modulação por largura de pulso) garantem uma economia energética significativa quando comparado com métodos de partida como a partida direta e estrela-triângulo.

MASCHERONI, José M.; LICHTBLAU, Marcos; GERALDI, Denise. Guia de aplicação de inversores de frequência. Santa Catarina: WEG Automação, 238p.
Observem que a área sob as curvas do gráfico são proporcionais a energia gasta em cada método, evidenciando a economia da utilização do inversor e a supressão dos picos de corrente de partida.
Necessitando de auxilio na cotação para seu projeto de automação ? Sinta-se a vontade para entrar em contato com nossos colaboradores por meio de e-mail (atendimento@fsind.com.br) ou pelo nosso Whatsapp (11-916647782).

